Como conciliar DJs e Bandas para realizar um evento musicalmente perfeito!

_MG_3243

A Festa Perfeita

Quem quer fazer sua festa perfeita, seja de casamento, 15 anos, formatura ou aniversário precisa dar a devida atenção ao planejamento musical que é a alma de todo evento. Pensando nisso a One Nice Experience preparou uma matéria buscando responder algumas dúvidas.

Festa perfeita noiva interagindo

A festa perfeita é o sonho de muitos, mas para a produção de um evento perfeito, alguns detalhes devem ser observados. A musica acaba por ser uma das principais dúvidas e motivos de preocupação de quem está preparando o evento. 

Assim o DJ e a Banda são peças importantíssimas sendo eles muitas vezes o coração do evento. Fazer um evento perfeito vai muito além de apenas montar um setlist e tocar na festa.

O REPERTÓRIO

Lembramos que o primeiro passo é uma boa pesquisa sobre os DJs ou as Bandas que tem o seu perfil.  Uma dica legal é ficar atento a cada detalhe relacionado a musica em todos eventos que estiver convidado, essa percepção ajuda a formar uma opinião do que você gosta mais. Após selecionar as atrações é preciso ter o cuidado de alinhar toda experiencia do artista com o seu gosto musical.

Na montagem do repertório o gosto do anfitrião é soberano, você decide o que não deve tocar durante o evento . Mas lembre que um bom profissional tem um feeling que lhe permite saber o que melhor vai movimentar a pista de dança e animar os convidados a cada minuto. O produtor musical e DJ Léo Santos afirma:

‘’Para fazer com que os convidados sejam privilegiados tem que se ponderar entre o repertório que o cliente quer e o quê os convidados também vão aproveitar. O casamento é uma festa eclética’’ 

Festa Perfeita Repertório

FESTAS LONGAS

Eventos longos não são para qualquer DJ, o conhecimento da pista e principalmente das pessoas é um fator muito importante.  Por esse motivo a experiência do DJ passa a ser o mais importante nesse momento.

Festas mais longas podem ser enxergadas como uma maratona. O ponto alto do evento tem que ser conduzido naturalmente pelo DJ, assim tudo acontece de forma mágica e natural. O Produtor e DJ Alessandro De Prá, com sua vasta experiência comenta:

‘’Em festas muito longas temos que saber dosar para elas não se tornarem cansativas. Pensar o nível etílico dos convidados também é um ponto importante para pensar as músicas para cada momento.’’

De fato em festas mais longas o DJ com um bom planejamento e roteiro consegue conduzir a festa e manter a pista sempre bem animada. Assim reuniões de repertório pré evento são estratégicas.

Os diversos momentos do evento oferecem boas oportunidades de virada de repertório. As vezes algo que não está planejado pode ser uma boa jogada para mudar uma pista que esfriou. Empatia e conhecimento das pessoas é um ponto fundamental nessa percepção. 

Michel Machado  cantor da dupla Nando e Michel utiliza da ciência  para  nos momentos adequados aumentar  a sensação de euforia. Ele pensa o set do show e trabalha com os tons mais altos em determinados momentos para assim conseguir agitar sempre a pista. Para ele o feeling é fundamental e a festa perfeita é um momento mágico.  

BANDAS E DJ’S

Saber conduzir a interação entre Bandas e DJ’s no roteiro do evento é um fator muito importante. Afinal eles atuam como um mestre de cerimonias que leva o público ao deleite através da música. Nesse quesito não existe uma verdade absoluta, o perfil dos convidados e dos anfitriões, o gosto musical e até a sensibilidade do volume do som influencia o momento em que é melhor se ter um DJ ou uma Banda.

 

Nando e Michel Emerson Vaz festa perfeita

 

O principal é entender cada momento do evento e pensar a musica ideal para esse momento. Por exemplo: No início recepcionar os convidados com um som mais ambiente deixando a música em segundo plano pode funcionar melhor com um DJ, ou, uma Banda se for uma versão Acústica. Para um casal bem moderno o DJ já pode começar mais para cima com uma pegada Deep e Pop Internacional.  Em uma festa eclética pensar em atrações que se somem musicalmente, uma Banda que toque de tudo, um DJ de Funk ou eletrônica, uma Dupla Sertaneja e assim planejar a transição entre eles.

O DJ Emerson Vaz ressalta  “o ideal e se ter uma parceria para mesclar estilos e os momentos de pico tornando a festa perfeita, o foco passa a ser o sucesso do evento como um todo”   

O TRADICIONAL E AS TENDÊNCIAS

Sabemos que o tradicional e as tendências tendem a se completar durante os eventos. Tendências são prioridade agradam  mais presentes e deixam as pistas mais movimentadas. Até mesmo noivos mais velhos costumam pensar nas tendências por serem mais próximas a todos os públicos. Bons repertórios costumam mesclar bem as duas linhas de músicas.  

A DICA INFALÍVEL 

Léo Santos enfatiza: “o feeling em relação a conhecer as pessoas e conhecer a pista de dança. Desde o relacionamento com os contratantes até a presença e participação com os  artistas e convidados participantes do evento” 

Deprá enfatiza o pensamento estratégico e o comportamento dos personagens presentes. “O DJ flerta com as pessoas durante a noite. É preciso também ter noção que nem todas as pessoas vão estar na pista ao mesmo tempo. Quando uns estão descansando outros estão  dançando e assim se revezam.”    

Os noivos, são os verdadeiros artistas portanto estejam sempre na pista e essa energia vai atrair e contagiar todos presentes.

Festa Perfeitas noivos no piso

Deixe uma resposta